Skip to Content

Boas vindas do DRM-Brasil ao novo Ministro das Comunicações, André Figueiredo!

É com grande alegria que a plataforma DRM-Brasil vê a indicação de André Figueiredo (PDT/CE) para o Ministério das Comunicações do Brasil.

Filiado ao PDT desde o ínicio de sua carreira política, em 1984, esperamos que André Figueiredo se inspire em Leonel Brizola, o fundador do partido, que desde sempre soube a importância dos meios de comunicação para a construção de uma sociedade democrática. Tanto no sentido de como podemos utilizar os meios para lutar pela Democracia (campanha da Legalidade de 1961), quanto no sentido de defender a Democracia de formas hegemônicas de utilização dos meios para favorecer as leis do mercado, a subalternidade econômica internacional e a manutenção da classe restrita que se beneficia, internamente, da operação do mercado.

Em 1961, quando governador do Rio Grande do Sul, por exemplo, Brizola criou a Rede da Legalidade, transmitindo em Ondas Médias e Ondas Curtas para todo o país a partir de um estúdio-bunker situado no Palácio Piratini. A Rádio da Legalidade foi central na resistência à iniciativa que, desrespeitando a constituição e a vontade popular expressa nas urnas na eleição anterior, tentou impedir a posse do Presidente João Goulart, na ocasião da renúncia de Jânio Quadros. Várias rádios de Ondas Médias e Ondas Curtas entravam em rede, formando a Rede da Legalidade, como a Rádio Guaíba (na ocasião transmitindo desde o Palácio do Piratini, Porto Alegre-RS); Rádio Brasil Central (Palácio das Esmeraldas, Goiânia-GO); Rádio Clube (Blumenau-SC); e Rádio Mayrink Veiga (Rio de Janeiro-RJ).

Temos total confiança que o novo Ministério irá valorizar as faixas de Ondas Médias, Ondas Tropicais e Ondas Curtas da radiodifusão, assim como defender um padrão de Rádio Digital para o Brasil que permita a democratização dos meios de comunicação e a produção nacional de transmissores e receptores.

Sabemos que o único padrão que permite tal objetivo é o Digital Radio Mondiale. Portanto, depositamos nossas esperanças na mão do novo Ministro para que a assuma a tarefa histórica de definir o DRM como padrão tecnológico do SBRD (Sistema Brasileiro de Rádio Digital).



X