Skip to Content

EBC retoma testes com rádio digital em Ondas Curtas

Foram retomados os testes com DRM em Ondas Curtas no Brasil pela EBC na frequência de 9.750 kHz (banda de 31m).

Após alguns estudos e desenvolvimento de equipamento pela ABRADIG (Associação Brasileira do Rádio Digital), testes foram retomados com objetivo de aferir o comportamento dos equipamentos, qualidade do sinal e estabilidade do sistema. Como os testes estão sendo realizados em baixa potência (150 W), não é esperada uma grande cobertura, no entanto o sinal já pode ser captado em Rezende - RJ por Francisco Braccini (foto) e em Maringá - PR por Paulino Kenji Sato.

A EBC está dando grande importância e apoio ao teste, que servirá para futura tomada de decisão em relação a digitalização do rádio no Brasil.

Os testes estão sendo realizados em 9.750 kHz, e o azimute da antena é 210 graus, à partir de Brasília, cobrindo o Cone Sul do continente. Eventualmente outros sistemas irradiantes do Parque do Rodeador poderão ser utilizados. A transmissão não é constante, pois a todo momento experimentos com diferentes parâmetros de transmissão estão sendo feitos. Uma vinheta personalizada do teste foi feita pela EBC, para ir ao ar juntamente com uma pequena seleção de música nacional.

O codificador e modulador DRM Spark foi provido sem custos por Michael Feilen.

Quem puder acompanhar e enviar relatório de escuta, estará colaborando com nossos objetivos. Favor enviar os relatórios para info@abradig.org.br.



X