Skip to Content

Lançado primeiro receptor DRM+ em Software Livre

O projeto OpenDigitalRadio, através de um de seus membros, Sergiy, publicou o código do primeiro receptor DRM+ (o modo do DRM para VHF) aberto! Agora o DRM tem implementações em software livre tanto do modo DRM30 (o modo para operação em frequências abaixo de 30MHz), com o software Dream, como para DRM+, com o recém lançado qt-drmplus.

Leia mais sobre o receptor DRM+ no blog do Sergiy: http://tipok.org.ua/node/55

O DRM-Brasil fez uma entrevista com Sergiy (veja versão original, em inglês). Segue a entrevista.

1- Sergiy, nós conhecemos seu trabalho em implementações em software livre do DAB e de outras tecnologias para streaming de áudio já por algum tempo. Você poderia nos contar mais sobre o projeto qt-drmplus?

qt-drmplus é uma aplicação simples que demonstra o uso da libdrmplus. A ideia principal da implementação - criar uma biblioteca que é capaz de realizar a demodulação do DRM+, para que possa ser embarcada em qualquer aplicação SDR para fazer a recepção de rádio digital

No momento a libdrmplus está em estágio alpha, e alguns recursos, como a decodificação de QAM-16, não estão implementados ainda.

2- No Brasil, por exemplo, existem mais de 5 mil rádios comunitárias com licença, e muitas outras estações de baixa potência (livres e "piratas") - todas elas em FM/VHF. Como você pensa que essas estações (e seus ouvintes) poderão se beneficiar com esta grande realização do mundo do software livre?

Eu espero o melhor - o uso de múltiplas estações (até 4) com um único transmissor. Comparando ao DAB(+) -
com operador de rede (dono do transmissor) - não é necessário um canal largo no espectro. Somente 100kHz são necessários para uma operação em pequena escala com até 4 estações, em relação aos 1,7MHz para o DAB(+).

3- Você planeja encorajar fabricantes de receptores DRM, como a PantroX (fabricante do Titus II), a incluir seu receptor DRM+ em suas distribuições padrões?

Não. Mas se fabricantes estiverem interessados, eles podem adicionar a libdrmplus ao software deles e executar a recepção de DRM+ nele.

Eu planejo transportar a maior parte do processamento de sinais para código HDL, para então rodá-lo em FPGA ou ASIC. No momento eu criei um receptor de baixo consumo de energia SDR, baseado no frontend de RF AD9876 que é conectado à FPGA Xilinx Spartan6.



X