Skip to Content

Relatório Final da Subcomissão Especial de Rádio Digital é publicado

Foi publicado nesta quinta feira, 19 de setembro, o relatório final da Subcomissão Especial de Rádio Digital, após mais de 2 anos de sua criação.

O relatório, escrito pelo Deputado Sandro Alex, proprietário de emissora de rádio, apresenta uma análise pobre sobre os padrões de rádio digital, não considerando nenhum aspecto relacionado ao acesso às tecnologias dos sistemas, apesar de citar a portaria que estabelece o SBRD e que explicitamente comenta sobre o tema. O HD Radio, por exemplo, possui segredos industriais em sua norma e tem sua tecnologia licenciada por somente uma empresa, enquanto o DRM é aberto e não necessita licenciamento para uso.

Consta também no relatório afirmações sobre um susposto sucesso do HD Radio nos Estados Unidos e México para justificar uma vantagem do HD Radio na faixa de FM, mas não leva em conta o fato de, por exemplo, nenhuma rádio de baixa potência ou comunitária nesses países ter sido digitalizada.

Outro ponto interessante, que mais parece um anúncio comercial, é uma passagem que afirma a respeito de um susposto desenvolvimento do sistema HD Radio para telefones celulares, que transformariam potencialmente 260 milhões de aparelhos celulares em receptores de rádio digital. Qualquer aparelho de celular moderno pode ser transformado em receptor para qualquer sistema de rádio digital caso um tuner do sistema de rádio digital seja adicionado ao aparelho. No caso do DRM, os softwares Dream e Wavesink já permitem a algum tempo a recepção de rádio digital em aparelhos celular, fato que não foi mencionado.

O deputado afirma que somente o HD Radio pode trabalhar no mesmo canal, porém a Anatel definiu que o sistema adotado no Brasil deverá utilizar somente uma banda lateral, ao invés das duas bandas, como no HD Radio, dessa forma somente o DRM permite a transmissão na canalização do rádio digital brasileiro, sendo que o HD Radio deverá ser modificado caso for adotado no Brasil, ficando incompatível com o sistema utilizado nos Estados Unidos e México.

Finalmente o relatório adota uma posição dúbia recomendando que devem ser adotados ambos os padrões. HD Radio para as emissoras FM e o DRM para AM, que segundo o relatório apresenta uma ligeira vantagem com relação ao HD na banda do AM mais uma vez sem dar qualquer referência que dê embasamento à afirmação.

AnexoTamanho
Relatrio_Autenticado_4.pdf185.77 KB


X