Skip to Content

Sinal DRM transmitido da Ilha de Ascensão para África é captado ao vivo em Santa Catarina

Programação da BBC de Londres retransmitida da Ilha de Ascensão no Oceano Atlântico dirigida para a África do Sul também foi captada no Brasil.

Hoje (23) pela manhã, a programação da BBC de Londres estava sendo retransmitida ao vivo, via DRM em ondas curtas de uma ilha no meio do Oceano Atlântico para a cidade do Cabo, na África do Sul, a 4,2 mil km de distância sentido leste. No mesmo momento, este mesmo sinal também foi captado em Florianópolis pelo pesquisador em radiodifusão Ataliba Zandomenego Filho em “alto e bom som”. Ataliba, que também é rádioamador, ressaltou que acompanhou toda a programação da BBC retransmitida das Ilhas Ascensão, em Florianópolis. A capital catarinense está a mesma distancia das Ilhas Ascensão, entretanto, no sentido contrário, o que significa um sinal de diâmetro de mais de 8 mil km.

A retransmissão da programação da BBC para os habitantes da África Austral (países situados no sul do continente) fazia parte de uma demonstração realizada durante o intervalo do workshop “A Plataforma DRM: Um olhar detalhado e prático suas funcionalidades e flexibilidade”, promovida pelo Consorcio DRM na capital legislativa da África do Sul para pesquisadores africanos em radiodifusão.

A transmissão foi feita em DRM30 SW pela empresa Babcock, de seu site de transmissão localizada nas Ilhas Ascensão. Desde o ano passado, a emissora também retransmite a programação da BBC de Londres para países localizados na região sul do continente africano.

DRM na África
O padrão DRM é o único padrão global de sinal digital que pode ser usado em todas as faixas de frequência de radiodifusão. É o sistema ideal para os grandes países da África Austral, como a África do Sul e já vem sendo adotado cada vez mais por países de grande extensão territorial como China, Rússia, Índia, Nigéria e Nova Zelândia. No Brasil, desde 2009 o sistema de rádio digital ainda se encontra em fase de testes acompanhados pelo governo federal.

Fonte original: http://radioenegocios.com.br/sinal-drm-radio-digital-enviado-do-pacifico...



X