Skip to Content

Plataforma Brasileira do DRM - Digital Radio Mondiale, também conhecido como RDM - Rádio Digital Mundial.

Rússia adota o DRM também para a faixa do VHF (atual FM)

A Rússia anunciou que irá adotar o padrão DRM também para a bandas do VHF, onde estão as transmissões FM, além das bandas de LF, MF (OM) e HF (OC), já destinadas a migração para o Rádio Digital com o padrão DRM. As frequências que serão utilizadas para a implantação do DRM em VHF são as faixas de 65,9-74 MHz e 87,5-108 MHz (atual faixa do FM), e o sistema digital foi escolhido por proporcionar a otimização do espectro e a economia de energia.

DRM presente na SET 2018

Encontre o DRM-Brasil e a ABRADIG (Associação Brasileira do Rádio Digital) no stand da Gospell na SET 2018 e acompanhe a transmissão DRM junto aos mais novos receptores DRM da Gospell!

Veja mais em: http://set.org.br/events/setexpo

Ginga D incluído na proposta de uso do Ginga no DRM

A introdução do Ginga D no SBTVD, que inclui suporte ao Ginga-HTML, levou a atualização da proposta da ABRADIG e DRM-Brasil sobre o uso do Ginga junto ao DRM no SBRD. Veja a versão preliminar da proposta, que contém suporte a ambos Ginga-NCL e Ginga-HTML (assim como no SBTVD):
http://www.telemidia.puc-rio.br/~rafaeldiniz/radio/ginga_drm_report_rc2.pdf

O Ginga-HTML5 é um subconjunto do perfil completo do HTML 5, que será publicado como ABNT 15606-10 - no momento em consulta pública.

Veja mais em:
http://www.telemidia.puc-rio.br/~rafaeldiniz/radio/

Universidade de Brasília abre curso de Mestrado Profissional sobre DRM em HF

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da UnB (Universidade de Brasília) introduziu para o segundo semestre de 2018 um curso de Mestrado Profissional cujo tema principal é o uso do sistema DRM em HF (Ondas Curtas).

Veja a página na PPEE: https://ppee.unb.br/?page_id=34#ed12018
Veja o edital: https://ppee.unb.br/wp-content/uploads/2018/05/Edital_PProfissionalEE_01...

ABRADIG faz aniversário de 2 anos com novos projetos envolvendo DRM

A ABRADIG (Associação Brasileira do Rádio Digital) completou 2 anos! E é com entusiasmo que a ABRADIG vem participando de novos desenvolvimentos do Rádio Digital no Brasil, junto à Universidade de Brasília e Rádio Nacional da Amazônia (ver entrevista com o Eng. Ismar, da Nacional da Amazônia) com o uso do DRM em Ondas Curtas, e outros radiodifusores, como a Rádio Inconfidência, através do Eng. Enos, também demonstraram interesse em iniciar testes com o DRM na faixa de Ondas Curtas.

Receptores DRM automotivos de fábrica na Índia deslancham

Hyundai, Mahinda e Suzuki são as montadoras na Índia que ja tem carros saindo da fábrica com receptor DRM. Em maio de 2018, mais de 800 mil carros vendidos já continham receptor DRM!

Mais informações em: http://www.drm.org/drm-digital-radio-broadcasting-in-india/

Radio Romenia Internacional com recepção perfeita em 11650kHz DRM

A Radio Romenia Internacional (RRI) foi recebida com decodificação perfeita na América do Sul, sendo que vários registros foram feitos no Brasil e Argentina.

A transmissão da RRI para América do Sul acontece todos os dias das 21h até 22h UTC (18h até 19h horário de Brasília).

Vídeo da recepção, por Daniel Antoniazzi: https://youtu.be/ZsDL2lfncYU

ABRADIG realiza demonstração do DRM em conferência na UnB

A Associação Brasileira do Rádio Digital (ABRADIG) realizou no primeiro dia da Conferência Internacional Espectro, Sociedade e Comunicação IV, 13/11/2017, uma demonstração de vários modos de operação de uma transmissão DRM em 26015kHz carregando fluxos de áudio e imagens, que foi recebida por dois receptores DRM, das marcas Avion e Gospell.

Mais informações em: http://esc4.abradig.org.br/

Novo codec de áudio do DRM é integrado ao pool de patentes do AAC

De forma a impulsionar a indústria de receptores, o codec de áudio xHE-AAC, o mais avançado da família MPEG, foi incorporado ao pool de patentes do AAC, oque significa, por exemplo, que um receptor de TV Digital brasileiro, que já possui o decodificador AAC, estará pronto para suportar o xHE-AAC sem custo extra de licenciamento. O DRM suporta os codecs de áudio AAC e xHE-AAC.

Mais informações em: http://www.drm.org/digital-radio-mondiale-audio-codec-xhe-aac-at-no-addi... e http://www.via-corp.com/us/en/licensing/aac/overview.html

Lançado primeiro receptor DRM+ em Software Livre

O projeto OpenDigitalRadio, através de um de seus membros, Sergiy, publicou o código do primeiro receptor DRM+ (o modo do DRM para VHF) aberto! Agora o DRM tem implementações em software livre tanto do modo DRM30 (o modo para operação em frequências abaixo de 30MHz), com o software Dream, como para DRM+, com o recém lançado qt-drmplus.

Leia mais sobre o receptor DRM+ no blog do Sergiy: http://tipok.org.ua/node/55

O DRM-Brasil fez uma entrevista com Sergiy (veja versão original, em inglês). Segue a entrevista.

Divulgar conteúdo


X